sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

... mais fragmentos...

falando sobre o processo de experimentação (que estamos vivenciando no atelie) e sobre o registro do processo (que esta acontecendo aqui no blog).

"Ao emoldurar o transitório, o olhar tem de se adaptar às formas provisórias, aos enfrentamentos de erros, às correções e aos ajustes. De uma maneira bem geral, poder-se-ia dizer que o movimento criativo é a convivência de mundos possíveis. O artista vai levando hipóteses e testando-as permanentemente. Como consequência, há, em muitos momentos, diferentes possibilidades de obra habitando o mesmo teto. Convive-se com possíveis obras: criações em permanente processo." (In: Gesto Inacabado, Cecília Almeida Salles)

"O processo de criação é um ato permanente de tomada de decisão." (In: Crítica Genética)

"Outra função desempenhada pelos documentos de processo é a de registro de experimentação. Neste momento de concretização da obra, hipóteses de naturezas diversas são levantadas e vão sendo testadas. São possibilidades de obras. Sob esta perspectiva, são registros da experimentação, sempre presentes nos rascunhos, estudos, croquis, plantas, esboços, roteiros, maquetes, copiões, projetos, ensaios, contatos, story boards." (In: Crítica Genética - Cecília A. Salles)

Monica

Nenhum comentário:

Postar um comentário