quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Inicio do atêlie Cia. Danças

Hoje dia 03 de fevereiro de 2010 às 13h, início-se o atêlie coreográfico Cia. Danças com 21 participantes, compondo entre estes, bailarinos, atores, músicos, pesquisadores, entre outros que buscam novas visões de composição cênica e dramaturgica.

Neste primeiro encontro, houve a apresenção sobre o histórico da companhia, sua linguagem e o novo processo de pesquisa "Crítica Genética". Também houve a apresentação e integração dos participantes, a qual tiveram acesso ao acervo de dvds, livros e pesquisas, onde foi possível uma maior aproximidade com a Cia.
Danças.

Com 11 dias de pesquisas e vivência, os participantes acompanharão a temporada do repertório da Companhia, que apresentará seis espetáculos de seu repertório, sendo entre estes, o prêmiado "Jogo de Dentro", e os espetáculos contemplados pela Lei de Incentivo e Fomento à Dança "Q" e "Adeus Corpo Gentil, Morada do Meu Desejo".

5 comentários:

  1. Boa noite a todos. Eu estava conversando com o Júnior sobre o espetáculo de vcs de hoje. Ao mesmo tempo que há essa relação íntima com a mesa, tanto na movimentação de vcs como tbm no cuidado com ela, parecia um hino de louvor, rituais antigos. Por mais que haviam as linhas da dança dava para sentir um toque do primitivo que vinha seja através da própria trilha como tbm da relação entre os bailarinos. Me pegou bastante o espetáculo de vcs de hoje. Bjs e abs..

    Chico

    ResponderExcluir
  2. Também quero falar um pouco sobre o "7 e a Mesa". Acho q a sensação referente aos rituais primitivos vem da própria estrutura da capoeira - o jogo e a comunhão; o desafio e a "competição". Estes elementos se apresentaram sob diversas formas durante o espetáculo, e isso foi muito bonito. Outra coisa q me chamou atenção foi o teor dramático das relações: era possível ver histórias e sentimentos, havia diálogos nítidos, outros menos, mas de maneira geral alguma teatralidade estava sempre ali, com sutileza. Sendo o meu interesse a dança e o teatro caminhando juntos, isso foi algo q me gustou bastante! Relacionado a isso, os corpos transitavam facilmente entre a cotidianidade e o estado cênico, o q particularmente tb me interessa muito. A única critica q eu tenho a fazer num sentido de desenvolvimento posterior, se for o caso,diz respeito a espaços de silêncio. Pausas. Palco Vazio. Um pouco de Nada mesmo, sabe, até pra valorizar ainda mais o Tudo. Isso é algo q, eu diria, o espetáculo quase não tem ou tem muito pouco, o q o traz para o risco de se tornar um pouco cansativo. Eu diria tb algo sobre a célula inicial, q se repete: tive vontade de vê-la desdobrar-se mais, a partir dela mesma, não sei, q fosse pegar movimentos da célula, separadamente,e desdobrá-los;... talvez isso tenha acontecido, mas não me foi nítido. Eu vi a célula se repetir, em diferentes contextos, mas não vi uma diluição ou decupagem da célula em si. Tb não vi exatamente uma relação clara estabelecida entre esta célula e a mesa, eram coisas diferentes em momentos diferentes. Hm, a se pensar.
    Pra terminar, momentos sublimes:
    1- o bailarino com a venda tentando subir na mesa - simplesmente lindo mostrar um bailarino com dificuldades em sua própria técnica!
    2- o mesmo bailarino (desculpe, nao lembro o seu nome! seria o italo?) deitado no chão, "morto", durante muito tempo, em contraposição a todo o movimento em volta. Adorei isso e adoraria ter visto todos fazerem isso ao mesmo tempo por tipo 2 minutos. ...
    Agora pra terminar mesmo, uma pergunta: Fiquei curiosa a respeito da estrutura: há improvisação e coreografia junto, certo? Há mais de um do q de outro? há espaço pra improvisação dentro do q é coreografia ou as coisas são rigidamente delimitadas?
    desculpe se falei demais, gente. O oposto da minha apresentação na roda de terça né, hehe. é q eu fico tímida nessas situações.. Quem sabe aos 72 anos eu aprendo a me apresentar oficialmente..
    beijos a todos,
    Tatí

    ResponderExcluir
  3. Para mim ficou muito claro no espetáculo 7 e a mesa uma relação muitas vezes "familiar", em que a mesa serve como palco de discussões, diálogos, demonstrações de afeto ou até mesmo de uma competição, uma "disputa pela mesa". Achei esse espetáculo muito intenso, conseguiu me prender bastante.
    bjs.
    Mayara Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite pessoal.Gostaria primeiramente dizer que será um prazer compartilhar, trocar conhecimentos com vocês através deste ateliê. Sinceramente me surpreendi com diferencial de cada um, porém estou muito curiosa com o resultado final deste processo.
    Assistindo ontem o espetáculo "Dimensão Oculta", observei o quanto voces tem a capacidade de contagiar a todos através dos movimentos, do olhar...Principalmente do olhar! É muito visivel notar a presença de cada um,mesmo se estiverem parados.Eu diria que além de ser contagiante me faz refletir tanto como bailarina,como em meu dia-a-dia,resgatando assim muitas vezes as minhas emoções humanas.

    Beijos.
    Angela.

    ResponderExcluir
  5. obrigada , pelas apreciações sobre o trabalho da Cia Danças.
    Tati, respondendo a sua pergunta, não há regras estabelecidas.
    Muitas vezes há espaço para improviso e outras não, acho que o maior espaço é o do diálogo.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir